Estes Blog é um Blog destinado há fala de diversas Teorias, Experiências e problemas sobre ciências físico químicas as quais hoje são muito importantes para o normal funcionamento do dia-a-dia, visando também problemas que vão surgindo ao longo do tempo.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O espectro eletromágnetico

O espectro electromagnético é um espectro constituído por várias radiações electromagnéticas.
Estas vão desde da onda com menor frequência (em Hz) e maior comprimento de onda (em m) até a com maior frequência e menor comprimento de onda.
A ordem das radiações é esta com valores aproximados (estes tamanhos são variáveis indo de milhares de metros a menos que nano metros).
- Ondas de Rádio ;
- Microondas;
- Infravermelhos;
- Luz visível esta vai desde a cor vermelha (menor frequência e maior comprimento de onda até à violeta com maior frequência e menor comprimento de onda);
A partir daqui as radiações tornam perigosas ao ser humano e a outros seres da flora e fauna.
- Ultra-Violeta;
- Raio X;
- Raios Gama.

Estas tem diferentes usos, como os Raios X na medicina, e os Raios Ultra-Violeta nos solários.



Reacções de precipitação

Reacções de Precipitação são reacções onde uma solução aquosa reage com outra solução aquosa dando origem a um precipitado solido e a outra solução aquosa.
Um exemplo é a reacção entre o Nitrato de Chumbo e o Iodeto de Potássio, dando origem a Iodeto de Chumbo (precipitado) e a Nitrato de Potássio (solução aquosa):
Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq) -> PbI2 (s) + 2 KNO3 (aq)


hidróxido de sódio (aq) + sulfato de cobre (aq) → hidróxido de cobre (s) + sulfato de sódio (aq)
[Retirado http://andre-godinho-cfq-8a.blogspot.pt/2012/11/reacoes-de-precipitacao.html]

O precipitado formado, é pouco solúvel na solução aquosa formada. 

Indicadores de pH e a Escala de pH

Actualmente existem três caracteres químicos das soluções aquosas, sendo estes:
Ácidos (como o vinagre)
- Básicas ou Alcalinas (pasta de dentes)
- Neutra (água destilada)

Devido a isto, ocorreu a necessidade de poder identificar o caracteres químicos das diferentes soluções, sendo este dado por indicadores ácido-base, os quais são substancias que permitem identificar o carácter químico da solução aquosa através da mudança de cor.
Estes são:
- Azul de tornesol o qual na presença de uma solução ácida torna-a alaranjada, na presença de uma solução neura torna-a arroxeada  e o qual na presença de soluções básicas torna-a azul.

- Fenolftalina o qual na presença de soluções acidas e básicas continua incolor enquanto que em soluções básicas se torna rosa-carmim.

 Estes não nos indicam a força da solução básica ou acida, o que é uma desvantagem.
Contudo existem outros indicadores de pH mais precisos como o papel universal, o qual é pratico, mas que não é muito preciso e o indicador electrolítico que não é muito prático, mas é muito preciso.

A força do pH é medida através da escala de pH, a qual é uma escala numérica compreendida entre zero e catorze, a 25ºC de temperatura, o qual indica de 7 a 0 a força de acido e de 7 a 14 a força de uma base.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Transformações Físicas e Químicas

Existem diferentes tipos de reações as quais se podem dividir em dois tipos:
- Transformações Físicas;
- Transformações Químicas.
Transformações físicas são transformações que  ocorrem de forma diferentes, pois  se alteram algumas das suas características, sem se formarem novas substancias, logo as substancias continuam a ser as mesmas, apenas se encontram mais divididas ou mudaram de estado físico. 
Transformações Químicas são transformações onde  as substancias iniciais  que se encontram sujeitas a uma transformação química ou reação química são designadas por reagentes e as novas substancias que se formam designadas por produtos da reação.


O conjunto formado pelos reagentes e pelos produtos  da reação  designa-se por sistema reacional.
A reação Química pode ser representada por palavras como por exemplo:
O ferro no estado sólido, reage com oxigênio no estado gasoso, dando origem a oxido de ferro no estado solido.

As reações químicas podem ser qualificadas em:
Termos de Velocidade: 
Rápidas (explosão do dinamite) ou lentas (formação do petróleo)
Em Termos de como ocorreram:
- Espontâneas (sem a intervenção direta do homem)  ou provocada (com intervenção direta do homem)
Em termos de Temperatura:
- Exotérmica (expele temperatura)
- Endotermia (não liberta temperatura)

domingo, 25 de maio de 2014

Lei de Lavoisier ou Lei da conservação de Massa

Os estudos experimentais sobre a matéria realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reação quimica que acontece num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
X = X
                                                                              |       |
                                                                  Reagentes  Produtos
                                                                                                                                                             
                                                                                                           

Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier:
"Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação".
Ou:
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

                                                   

Estados físicos da matéria, agregação e movimentos corpusculares

            
Á temperatura ambiente existem materiais no estado sólido, no estado líquido e no estado gasoso. A existência de materiais em diferentes estados físicos é explicada em termos de agregação corpuscular, ou seja, como se encontram organizados os corpúsculos constituintes da matéria.

Estados da matéria:
Sólido
Líquido
Gasoso

Propriedades macroscópicas:
Sólido:
-Forma definida.
-Volume constante.
-Não compressível. 

Líquido:
-Forma variável (a do recipiente);
-Volume constante (a temperatura constante);
-Dificilmente compressível.

Gasoso:
-Forma variável (a do recipiente);
-Volume variável;
-Facilmente compressível. 

Propriedades microscópicas:
Sólido:
-As forças de atracão entre os corpúsculos são muitos fortes;
-A liberdade de movimentos é muito pequena, os corpúsculos apenas podem vibrar em torno da mesma posição;
-Os corpúsculos encontram-se próximos uns dos outros, os espaços vazios entre eles são muito pequenos e, como tal, dispõem-se ordenadamente.

Líquido:
-As forças de atracão entre os corpúsculos são mais fracas do que nos sólidos;
-A liberdade de movimentos é maior do que nos sólidos, os corpúsculos apresentam movimentos de vibração, rotação e translação;
-Os corpúsculos encontram-se mais afastados uns dos outros: os espaços vazios entre eles é maior, estando menos ordenados do que nos sólidos.

Gasoso:
-As forças de atração entre os corpúsculos são muito fracas;
-A liberdade de movimentos é muito grande, os corpúsculos, apresentam maior amplitude de movimentos de vibração, rotação e translação do que nos líquidos;
-Os corpúsculos encontram-se muito afastados uns dos outros, os espaços vazios entre eles são muito grandes, estando muito desordenados.

domingo, 4 de maio de 2014

A Linguagem Química, Os Símbolos dos elementos químicos

Desde de sempre o homem teve a necessidade de representar os elementos que este ia descobrindo e de exprimir as suas ideias (comunicação).
Sendo que há cerca do final do quarto milénio antes de Cristo, a civilização egípcia desenvolveu com a sua escrita hieroglífica (forma evoluída de uma escrita pictórica) sendo que cada conjunto destes símbolos representava um objecto.
Estes símbolos na idade média foram recriados pelos alquimistas ("cientistas" da idade media) os quais usavam a simbologia derivada da simbologia para que pudessem identificar e representar mais facilmente (mas como estes eram oportunistas a validação dos símbolos era totalmente difícil)

[retirado do site http://www.jcpaiva.net/]

Mas algum tempo depois quando John Dalton criou a sua teoria este sugeriu outro conjunto o qual era :
[retirado http://www.scielo.br/]

A qual também se mostrava difícil de memorizar e representar sendo que pouco tempo depois chegou Jöns Jacob Berzelius (1799-1848) o qual propôs (devido à descoberta de ainda mais elementos e a necessidade de criar um método mais fácil de os memorizar e representar independentemente da nacionalidade ou língua) que cada elemento químico fosse representada pela primeira letra maiúscula do seu nome em grego, latim ou inglês sendo que se essa letra já estivesse ocupada/utilizada por outro elemento químico este fosse seguido da próxima letra minúscula [Carbono - C de Carbo e Cobre - Cu de cuprum (latim)]. Sendo que cada um dos símbolos representa o elemento químico a que nos referimos e ao átomo desse elemento químico , sendo que quando se pretendo representar átomos os quais não estão ligados, deve-se escrever o número de átomos pretendidos antes do símbolo químico e ao mesmo nível.  
[Base deste texto retirada do livro (CFQ)8 de António José| Cláudia Simões | Fernanda Resende | Manuela Ribeiro]

Teoria de Dalton (John Dalton)

A Teoria de Dalton é uma teoria criada por John Dalton (1766-1844) a qual dizia que a matéria era constituída por corpúsculos extremamente pequenos chamados átomos.
A teoria da matéria ser constituída por átomos já tinha sido proposta/falada por Demócrito há cerca de 2500 anos, tomando valor cientifico com os trabalhos de Dalton.
Actualmente sabe-se que algumas (ou bastantes) das teorias da Teoria de Dalton estão erradas (lembrando que este homem se encontrava no século XIX) mas algumas das teorias da sua Teoria são:
"- Os átomos são indivisíveis;

- Não se criam nem se destroem;

- Sendo do mesmo elemento químico são iguais;
- Diferem de elemento químico para elemento químico (por exemplo se fosse possível ver a olho nu os átomos poderíamos  num grupo de Hidrogénio distinguir um átomo de Oxigénio);
- De diferentes elementos químicos combinam-se entre si formando compostos."
[Retirado do livro (CFQ)8 de António José Silva / Cláudia Simões, Fernanda Resende, Manuela Ribeiro]


Mas hoje em dia sabe-se que a matéria (átomos) é constituída por: protões, neutrões, electrões.

Sendo que os átomos tem todos a mesma estrutura, um núcleo extremamente pequeno o qual é constituído por protões e neutrões o qual esta rodeado por uma nuvem electrónica (ou seja os electrões a deslocarem-se a grande velocidade).
Também se sabe que os átomos em si são electricamente neutros (carga 0) como os seus neutrões, mas os seus protões e electrões já tem carga (negativa ou positiva) sendo os protões que se encontram num núcleo com carga positiva e os electrões que tem a carga negativa.
Quando um átomo tem mais electrões ou protões torna-se um ião, sendo que quando o numero de electrões é menor ao de protões é um catião e quando o numero de electrões é maior que o de protões torna-se um anião.

Todos os elementos químicos (átomos) estão escritos numa tabela chamada Tabela Periódica a qual é uma tabela na qual todos os nomes dos elementos conhecidos derivam do seu nome em grego, latim ou inglês.